sábado, 30 de maio de 2015

Adeus Vladimir Katriuk, Suposto criminoso nazista

 

Vladimir Katriuk era o segundo nome na lista dos mais procurados do Centro Simon Wiesenthal e acusado de participar do massacre de Khatyn. Ele tinha 93 anos.
O ucraniano Vladimir Katriuk, acusado de ser um criminoso nazista e o segundo nome na lista dos mais procurados do Centro Simon Wiesenthal, morreu no Canadá, aos 93 anos, disse nesta sexta-feira (29/05) o advogado dele.
Katriuk emigrou para o Canadá em 1951. Segundo o advogado, ele morreu na semana passada, após um longo período de doença.
Autoridades russas acusaram formalmente Katriuk de genocídio no início deste mês, devido ao seu suposto envolvimento no massacre de Khatyn, ocorrido em 1943 no atual Belarus. Ele sempre afirmou ter sido forçado a se unir ao batalhão ucraniano da SS (tropa de elite nazista) e rejeitava todas as acusações.
No entanto, um estudo encomendado em 2012 pela Universidade de Lund, na Suécia, constatou que ele foi uma figura-chave nas atrocidades. "Uma testemunha afirmou que Vladimir Katriuk participou ativamente do massacre: supostamente, ele estava atrás da metralhadora, disparando em qualquer pessoa que tentasse escapar das chamas", afirma o estudo.
Katriuk sustentava, todavia, que sempre foi responsável somente pela proteção dos residentes e dos animais contra ataques de combatentes da Resistência.
De nazista a apicultor
Katriuk alegadamente abandonou a unidade da SS quando esta se deslocou do Leste Europeu para a França em 1944. Ele morava na França quando emigrou para o Canadá em 1951, onde assumiu a cidadania do país. Embora um tribunal tenha declarado que ele havia adquirido a cidadania omitindo informações, o governo canadense decidiu não revogá-la em 2007.
Desde a década de 1950, ele passara a viver com a sua esposa, nascida na França, na cidade de Ontário, onde trabalhava como apicultor.
No início do mês, a Rússia acusou Katriuk de genocídio e requereu a sua extradição. Mas o governo canadense se recusou a extraditá-lo, afirmando que a ingerência de Moscou na Ucrânia e a anexação da Crimeia o levavam a não considerar o pedido.
Na Alemanha, a Promotoria de Hamburgo retirou a queixa contra o suposto criminoso nazista Gerhard Sommer. Ele sofre de demência e foi declarado inapto para o julgamento.

Fonte: http://www.dw.de/suposto-criminoso-nazista-morre-no-canad%C3%A1/a-18484393

Adeus Zé Zuca, radialista e apresentador do Rádio Maluca na Nacional AM


Zé Zuca apresenta o programa Rádio Maluca, na 2 Bienal Brasil do Livro e da Leitura (Valter Campanato/Agência Brasil)
Zé Zuca trabalhava há 34 anos com o público infantil e há dez anos apresentava o Rádio Maluca Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil
























Morreu hoje (29), no Rio de Janeiro, o cantor, compositor, ator e radialista José Carlos de Souza, o Zé Zuca, que apresentava, há dez anos, o programa infantil Rádio Maluca, transmitido nas rádios Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro. Ele tinha 63 anos e foi vítima de um tipo de câncer na medula.
Zé Zuca trabalhava há 34 anos com o público infantil. Entre 1985 e 1989 produziu e apresentou o programa Radioteca, na Rádio MEC, vencendo, em 1987, o Festival Internacional de Programa de Rádio de Nova York. Realizou também a produção e apresentação do programa Verso e Reverso na Rádio MEC. Gravou sete discos, sendo dois pelo selo Rádio MEC.
Desde 2004, o programa Rádio Maluca era apresentado ao vivo, aos sábados, pelo radialista, que também fazia a direção, produção, roteiro e trilha sonora. Há cerca de um ano, o programa também era transmitido pelas rádios Nacional de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.
Rádio Maluca e a faixa de programas Estação Brincadeira são referências em programação infantil no rádio para crianças e suas famílias, com artistas que fazem música e histórias para crianças e que não têm espaço nas emissoras comerciais.
Ele também descobriu talentos infanto-juvenis e lançou vários artistas mirins em seus programas de rádio.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-05/morre-no-rio-o-radialista-ze-zuca

Adeus Arthur Bonilla, músico gaúcho.


Arthur Bonilla era um violonista conhecido por trabalhos com Yamandú Costa e Borghetinho





Músico morreu em acidente na BR-158
Foto: Divulgação
O músico Arthur Bonilla morreu na manhã desta sexta-feira (29) em acidente na BR-158 em Pejuçara, no noroeste gaúcho. Ele voltava do festival Carijo da Canção Gaúcha, em Palmeira das Missões.
Bonilla perdeu o controle do veículo Focus no km 184 da rodovia, e saiu da pista. De acordo com a Polícia Rodoviária, a suspeia é de que ele estivesse sem cinto. Não havia mais ninguém no veículo.
Arthur Bonilla era um violonista conhecido por fazer diversos trabalhos com Yamandú Costa e Borghetinho. Também dividiu o palco com grandes nomes da música instrumental do Brasil, como Dominguinhos. Com Renato Borghetti, Artur Bonilla realizava frequentes apresentações por todo o Brasil e também no exterior.
Correção: Diferentemente do que foi publicado nesta notícia, às 11h28 do dia 29 de maio de 2015, o acidente ocorreu em Pejuçara, e não em Panambi. A informação foi corrigida no mesmo dia, às 14h30

Fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/musico-gaucho-morre-em-acidente-na-br-158-139061.html
.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Adeus Jorge Elias Zahran, empresário.


Ele é um dos fundadores do Grupo Copagaz e da Rede Matogrossense.
Corpo será velado no Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Do G1 MS, com informações da TV Morena
Empresário Jorge Elias Zahran morre em Campo Grande (Foto: Reproduça/  TV Morena)Empresário Jorge Elias Zahran
(Foto: Reprodução/ TV Morena)
O empresário Jorge Elizas Zahran, de 85 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (28), em Campo Grande, após vários dias internado. Ele é um dos fundadores do Grupo Copagaz e da Rede Matogrossense de Televisão, que inclui a TV Morena, em Mato Grosso do Sul, e a TV Centro América, em Cuiabá.

O corpo será velado no Parque das Primaveras, na capital sul-mato-grossense, e o sepultamento está previsto para as 16h30 (de MS). Seu Jorge, como era chamado, deixa netos, a esposa Maria José Castelo Zahran e filhos.

Jorge Elias Zahran foi o primeiro presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), totalizando seis mandatos. Também foi diretor da Confederação Nacional das Indústrias e secretário da Indústria e Comércio de Mato Grosso do Sul.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/05/empresario-jorge-elias-zahran-morre-em-campo-grande.html

Adeus Danusia Barbara, jornalista e crítica gastronômica.


Ela sofria de uma doença neurológica degenerativa havia dois anos.
Jornalista começou a escrever sobre gastronomia no jornal 'O Globo'.










A jornalista e crítica gastronômica Danusia Barbara morreu aos 67 anos no Rio, na noite da quarta-feira (27), devido a uma doença neurológica degenerativa. De acordo com a assistente, produtora e editora de Danusia, Andrea Dagmon, ela sofria com a doença há dois anos e teve falência múltipla dos órgãos.

A jornalista começou a escrever sobre comida no jornal "O Globo" e se tornou uma das principais referência no assunto no país. Na rádio CBN, esteve à frente do boletim "CBN Sabores". Também passou pelo "Jornal do Brasil" e publicou dezenas de livros, entre eles quase 30 trinta edições anuais do "Guia de Restaurante".

O corpo da colunista foi velado e enterrado no Cemitério do Catumbi na tarde desta quinta (28). Danusia deixa dois filhos e dois netos.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/05/critica-gastronomica-e-jornalista-danusia-barbara-morre-no-rio.html

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Adeus Markus Muller, Alemão morador de apartamento que explodiu em São Conrado.

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,morre-alemao-morador-de-apartamento-onde-houve-explosao-no-rio,1695798

Ele estava internado no Centro de Tratamento de Queimados do Pedro II.
Médicos chegaram a tentar reanimar paciente, mas Markus não resistiu.


O alemão Markus Muller morreu na madrugada desta quinta-feira (28) no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, como informou o Bom Dia Rio. Ele era morador do apartamento que explodiu em São Conrado, na Zona Sul, no dia 18. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram. Markus Muller teve mais da metade do corpo queimado e estava internado no Centro de Tratamento de Queimados da unidade.
O Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro informou ao G1 que tem acompanhado o caso envolvendo Muller desde o dia do acidente, mas não passou mais nenhuma informação por considerá-las sigilosas.
Nesta quarta (27), o diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli Sérgio William informou que a explosão foi causada por um acidente em uma instalação de gás da cozinha. O problema teria acontecido na peça conhecida como rabicho — cano de ferro que faz a ligação da tubulação de gás que fica na parede do prédio com o aparelho.
Segundo médicos do primeiro hospital para onde foi levado, o Miguel Couto, no Leblon, Markus disse que foi torturado por um assaltante e que esse criminoso teria feito ameaças de explodir o apartamento. O diretor da unidade afirmou que Markus estava agitado e repetia a mesma história.
Médicos constataram cortes no corpo do alemão e concluíram que eles foram provocados por um objeto cortante, como facas. As câmeras de vigilância do Edifício Canoas, entretanto, só mostraram Markus chegando sozinho ao seu imóvel na noite antes da explosão.

O diretor Sérgio William disse ainda que uma sobreposição nos azulejos das paredes pode ter contribuído para a má instalação do aparelho de gás.
Perícia no apartamento
Segundo os peritos do ICCE, o que aconteceu no prédio de São Conrado foi um acidente provocado pela a má instalação no rabicho de gás. “Se comprova pelo aspecto da fita que não houve uma fixação até o final. Isso foi impedido tecnicamente pelo alongamento que existe entre a instalação e a parede para poder o rabicho ficar perfeitamente fixado e atarraxado”, afirmou William.
“O que a gente conseguiu verificar, porque o setor de criminalística esteve no local, que em outras paredes e nesta que não existia mais, tinha azulejo sobre azulejo. Nesta confecção você consegue diminuir o espaçamento para atarraxar. A peça engana, porque ela cobre a conexão entre a parede e o rabicho”, relatou o diretor do ICCE.
William afirmou também que a peça encontrada no apartamento que faz a ligação entre o equipamento de gás é nova. “Pelo aspecto [do rabicho] e pelo selo, é uma peça nova”, contou o diretor. A investigação do acidente está sendo realizada na 15º DP (Gávea).
Feridos
A explosão aconteceu no dia 18 de maio e causou a destruição de apartamentos do Edifício Canoas, na Rua General Olímpio Mourão Filho, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Vários apartamentos foram danificados e quatro pessoas ficaram feridas — uma foi encaminhada para o hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul, e três foram atendidas no local pelos bombeiros.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/05/alemao-morador-de-apartamento-que-explodiu-em-sao-conrado-morre.html

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Adeus Dennis Sheehan, gerente da turnê internacional do U2.


Dennis Sheehan, de 68 anos, morreu pela manhã de causas naturais




Os roqueiros irlandeses do U2 disseram nesta quarta-feira (27) que seu veterano gerente de turnê, Dennis Sheehan, morreu em Los Angeles, onde a banda está se apresentando com parte da sua turnê mais recente.
O Instituto Médico Legal de Los Angeles disse que Sheehan, de 68 anos, morreu pela manhã de causas naturais em um hotel em West Hollywood. “Perdemos um membro da família, ainda estamos absorvendo isso”, disse o líder da banda, Bono, no site do grupo na Internet. “Ele não era apenas uma lenda no negócio da música, ele era uma lenda em nossa banda. Ele é insubstituível.”
A morte de Sheehan aconteceu apenas horas após o primeiro de cinco shows, na terça-feira à noite, que a banda fará na cidade. A turnê envolve 20 cidades.
Sheehan trabalhou para muitos grandes nomes da música, e foi assistente do cantor Robert Plant na turnê norte-americana do Led Zeppelin em 1977, antes de ir trabalhar com o U2. A banda, que já acumula 22 prêmios Grammy, já embarcou em quase 20 turnês desde sua formação, em 1976.

Fonte: http://diversao.terra.com.br/gente/gerente-de-turne-do-u2-e-encontrado-morto-em-hotel-de-los-angeles,aa6c5ab092e3c67aa721472b353d9e7bcpv4RCRD.html

terça-feira, 26 de maio de 2015

Adeus Marcus Belgrave, trompetista americano


Ele trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, como Ray Charles.
Músico morreu em Michigan, no domingo, vítima de um ataque cardíaco.

Da France Presse
Em foto de 2012, o trompetista americano Marcus Belgrave toca em festival de jazz em Detroit, EUA (Foto: AP Photo/Detroit News, Ricardo Thomas, File)Em foto de 2012, o trompetista americano Marcus Belgrave toca em festival de jazz em Detroit, EUA (Foto: AP Photo/Detroit News, Ricardo Thomas, File)
O trompetista americano Marcus Belgrave, que trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, como Ray Charles e Dizzy Gillespie, morreu no domingo (24) aos 78 anos.
O músico nascido em Detroit morreu em Ann Arbor, Michigan, vítima de um ataque cardíaco.
Belgrave teve uma profunda influência na cena do jazz de Detroit e seguiu tocando até poucos meses antes da morte, incluindo pequenos momentos de improvisação com outros músicos em sua cama no hospital, segundo o jornal Detroit Free Press.
"Foi um mentor de gerações inteiras de músicos. Muitos não teriam descoberto a música se não fosse por ele", disse o contrabaixista Rodney Whitaker.
Belgrave começou a tocar o trompete de maneira profissional aos 12 anos e integrou o grupo de Ray Charles no fim da década de 1950 e início dos anos 60.
Também se apresentou com outros grandes nomes, como Max Roach e Charles Mingus.
"Se você tinha Marcus Belgrave, tinha a melhor banda", disse Mingus à revista Down Beat em 1975, quando lamentou o fato de não conseguir convencer Belgrave de trocar Detroit por Nova York. Belgrave também era professor de música.

Fonte: http://g1.globo.com/musica/noticia/2015/05/trompetista-americano-marcus-belgrave-morre-aos-78-anos.html

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Adeus Cristián Gómez, jogador da segunda divisão argentina.


Cristián Gómez do Atlético Paraná passou mal durante partida contra Boca Unidos
Cristián Gómez, do Atlético Paraná, demorou cinco minutos para ser retirado do gramado, mas não resistiu | Foto: Reprodução You Tube / CP

Mais um jogador morreu em campos argentinos. Neste domingo, em Corrientes, Cristián Gómez, do Atlético Paraná, passou mal durante a partida contra o Boca Unidos, pela Segunda Divisão, foi levado a um hospital e, em seguida, teve a morte confirmada. “Ele apresentou um quadro de síncope, como uma morte súbita”, contou o médico do Boca Unidos.

No hospital, os médicos conseguiram reanimá-lo por alguns instantes, no entanto, o jogador não resistiu. Antes de Gómez, há dez dias, Emanuel Ortega, do San Martín de Burzaco, da Quinta Divisão, morreu após bater a cabeça contra um muro à beira do gramado. 

Pelo ocorrido com Ortega, a Associação do Futebol Argentino (AFA) adiou os jogos que seriam realizados no fim de semana retrasado. A AFA divulgou nota neste domingo lamentando o fato e se colocando à disposição para ajudar os familiares de Gómez.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/557254/Jogador-da-segunda-divisao-argentina-morre-em-campo

Adeus Antonio Neiva, um dos fundadores do PT no RJ


Político sofreu infecção generalizada após ser internado em hospital. 
Ele articulou campanhas eleitorais de políticos do partido.

Morreu na manhã deste domingo (24) no Rio, aos 66 anos, Antônio Neiva, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado. O político sofreu uma infecção generalizada, após ser internado com um quadro de pneumonia. Neiva foi responsável pela articulação de campanhas de políticos do partido como a do senador Lindberg Farias. A informação foi divulgada em nota oficial do PT.
"Lamentamos muito o falecimento de mais um guerreiro da luta dos trabalhadores, de um líder encantador e incansável, mas ficamos felizes com seu legado e com as sementes que ele plantou", diz a nota do partido.
Antônio de Neiva Moreira Neto nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua militância ainda jovem. Aos 19 anos, participou do movimento estudantil de resistência à ditadura, na Universidade de Brasília, onde cursou engenharia. Ele foi preso duas vezes durante o Regime Militar. Ao sair da prisão, retornou ao Rio de Janeiro onde se formou em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), antes de participar da fundação do PT no estado.
O corpo de Antônio Neiva será enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (25).

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/05/morre-no-rio-antonio-neiva-um-dos-fundadores-do-pt.html

Adeus Anne Meara, atriz e mãe de Ben Stiller


Causa da morte não foi divulgada.
Atriz morreu no sábado (23), e família divulgou comunicado neste domingo.

Anne Meara ao lado do marido, Jerry Stiller, em foto de 2003 (Foto: Stefano Paltera/AP)Anne Meara ao lado do marido, Jerry Stiller, em foto de 2003 (Foto: Stefano Paltera/AP)












A atriz e comediante Anne Meara, mãe do também ator Ben Stiller, morreu aos 85 anos no sábado (23), informou a agência Associated Press neste domingo (24).

A família da atriz divulgou um comunicado informando sobre a morte, porém sem apontar a causa. O trabalho de Anne Meara com o marido, Jerry Stiller, ajudou a lançar sua carreira de 60 anos no cinema e na televisão. Na nota divulgada pela família, ele foi apontado como como "esposo e parceiro na vida" de Anne. "Os dois estiveram casados durante 61 anos e trabalharam juntos quase pelo mesmo tempo", diz o texto. 
  •  
Ben Stiller está no elenco do novo filme da série 'Entrando numa fria' (Foto: Reuters)O ator Ben Stiller, que atuou ao lado da mãe em 
'Uma noite no museu', em 2006 (Foto: Reuters)
O casal atuou como La pareja actuó como Stiller e Meara no programa "The Ed Sullivan Show" e outras atrações na década de 1960, e ganhou prêmios por comerciais de rádio e televisão que fizeram juntos, segundo a AP. Anne participou também de dezenas de filmes e programas de televisão, entre eles "All My Children" e participações esporádicas em "Rhoda", "Alf", "Sex and the City" e "The King of Queens". Também atuou ao lado de seu filho, Ben Stiller, no filme de 2006 "Uma Noite no Museu".

Anne foi indicada duas vezes ao prêmio Emmy por sua participação em ""Archie Bunker's Place", assim como outros três prêmios Emmy, mais recentemente em 1997m oir seu papel como atriz convidada em "Homicide". Ganhou um prêmio WGA, concedido pela Associação dos Escritores dos Estados Unidos, como coautora do roteiro do filme para televisão "The Other Woman", de 1983.

Além do marido e do filho, Anne deixa sua filha, Amy, e vários netos. "A lembrança de Anne vive nos corações de sua filha, Anne, seu filho, Ben, seus netos, outros parentes e amigos, e nas milhões de pessoas a quem ela entreteu como atriz, roteirista e comediante", diz o comunicado divulgado pela família.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/05/atriz-anne-meara-mae-de-ben-stiller-morre-aos-85-anos.html

domingo, 24 de maio de 2015

Adeus John Nash, matemático.


Princeton mathematician John Nash, seen here arriving to the 74th Annual Academy Awards in 2002, died in a car accident on the New Jersey Turnpike.
Princeton mathematician John Nash, seen here arriving to the 74th Annual Academy Awards in 2002, died in a car accident on the New Jersey Turnpike. REUTERS/Fred Prouser/Files

Vencedor de Nobel, matemário John Nash morre em acidente



NOVA YORK, 24 MAI (ANSA) - O matemático John Nash, de 86 anos, cuja história de vida inspirou o filme "Uma Mente Brilhante", morreu neste sábado (23) em um acidente de automóvel. Vencedor do Nobel de Economia em 1994, Nash e sua esposa, Alicia, de 82 anos, estavam em um táxi em New Jersey, nos Estados Unidos, quando o motorista perdeu o controle e bateu em uma mureta. De acordo com a polícia, o casal não usava cinto de segurança e foi ejetado do carro. O taxista sofreu ferimentos, mas não corre risco de vida. Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton. Autor da Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégias, ele era paranóico devido a uma esquizofrenia, revelada na biografia escrita por Sylvia Nasar. "Uma Mente Brilhante" (2001) foi vencedor do Oscar de Melhor Filme. No longa, Nash foi interpretado pelo ator Russell Crowe.   

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2015/05/24/vencedor-de-nobel-matemario-john-nash-morre-em-acidente.htm