estrela de um grande guerreiro
Pirakumã Yawalapiti sendo barrado pela Polícia Militar do Distrito Federal na entrada do Congresso Nacional. Mobilização Nacional Indígena, outubro de 2013. (© André D'Elia)
Uma nova estrela brilha forte no céu. O grande líder indígena Pirakumã Yawalapiti faleceu na sexta-feira passada, dia 21, com sintomas de hipertensão, no Hospital da cidade de Água Boa (Mato Grosso). Com 58 anos de idade, Pirakumã sofreu um infarto enquanto se banhava.
Famoso por sua luta em defesa dos direitos tradicionais, Pirakumã foi o líder guerreiro do povo Yawalapiti, que vive na região do Alto Xingu, e uma das lideranças indígenas mais conhecidas do Brasil.
Pirakumã era um dos poucos índios ainda vivos que haviam presenciado a Expedição Roncador-Xingu durante os anos 50. Organizada pelos irmãos Villas Bôas, a viagem resultou na criação do Parque Indígena do Xingu e é retratada no filme Xingu, do diretor Cao Hamburguer – cujo roteiro contou com a consulta da liderança Yawalapiti.
"Eu estou falando aqui não é só pelo meu povo, é por todos que estão com pressa pra demarcar as terras. Se ninguém demarcar nós vamos enfrentar muita coisa: poluição, água vai acabar, água vai secar. Precisamos defender a nossa floresta", discursou Pirakumã Yawalapiti no Senado Federal durante a Mobilização Nacional Indígena desse ano.
Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/a-estrela-de-um-grande-guerreiro/blog/53893/
Nenhum comentário:
Postar um comentário