quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Adeus Nonô Pereira, um dos pioneiros do sistema agrícola de plantio direto na palha


Manoel Henrique Pereira, Nonô Pereira, faleceu na manhã desta terça (8).
Nonô Pereira foi um dos responsáveis por difundir a técnica em todo o país.

Do G1 PR, com informações da RPC Ponta Grossa
O produtor Manoel Henrique Pereira, de 76 anos, mais conhecido como Nonô Pereira, faleceu na manhã desta terça-feira (8) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Nonô foi um dos responsáveis pela implantação e difusão do sistema de plantio direto na palha no Paraná e em todas as regiões do Brasil. A tecnologia agrícola surgiu para solucionar a erosão em áreas agrícolas.

De acordo com a Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha, Bartz, Dijkstra e Nonô Pereira criaram o Clube da Minhoca, Fundação ABC, Confederação das Associações de Agricultores para uma Agricultura Sustentável (Caapas) e a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp).
Junto com os produtores Herbert Bartz e Franke Dijkstra, Manoel Pereira difundiu a técnica e, como resultado, as terras se tornaram mais produtivas. Na sexta-feira (4), ele foi homenageado pela Universidade Estadual dePonta Grossa (UEPG) pela importância no desenvolvimento da agricultura no estado.
Nonô Pereira lutava contra um câncer e morreu por volta das 8h15, em casa. O velório será realizado no cemitério Parque Campos Gerais, em Ponta Grossa, a partir das 14h. O corpo será cremado às 10h desta quarta-feira (9). O produtor deixa esposa e três filhos.
Técnica conservacionista
O plantio direto é uma técnica que conserva o solo. Os agricultores não precisam arar e gradar o solo antes de realizar o plantio. A palha que ficou no solo vira matéria orgânica e aumenta a fertilidade. Sem erosão, a terra fica preservada.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2015/09/morre-um-dos-pioneiros-do-sistema-agricola-de-plantio-direto-na-palha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário