quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Adeus Ramón Castro, irmão mais velho de Fidel e Raúl.

Agencia EFE

Causa da morte não foi divulgada por meios de comunicação estatais.
Ramón foi preso em 1953 e cooperou com guerrilha liderada pelo irmão Fidel.

Da EFE
FILE - In this March 26, 2008 file photo, Ramon Castro, left, the elder brother of Cuba's Fidel Castro, speaks with journalists as cattleman John Parke Wright IV, of Florida, listens during the 13th Boyeros Cattleman's Fair in Havana, Cuba. Castro, a life (Foto: Javier Galeano/AP)Ramón Castro Ruz, irmão de Fidel e Raúl, em foto de março de 2008 (Foto: Javier Galeano/AP)
Ramón Castro, irmão mais velho dos líderes de Cuba Fidel e Raúl Castro, morreu nesta terça-feira (23) em Havana aos 91 anos de idade, informou a imprensa oficial.
A morte de Ramón Castro aconteceu pela manhã, segundo a televisão estatal e o site do jornal "Granma". A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.
Seus restos foram incinerados e serão transferidos a Birán, local de nascimento dos Castro na província oriental de Holguín.
Ramon Castro, gesticulando durante a Feira Internacional de Havana, em outubro de 2006 (Foto: Claudia Daut / Arquivo / Reuters)Ramon Castro, gesticulando durante a Feira Internacional de Havana, em outubro de 2006 (Foto: Claudia Daut / Arquivo / Reuters)
Nascido em 14 de outubro de 1924, Ramón foi preso em 1953, durante o governo de Fulgêncio Batista e cooperou com a guerrilha liderada por seu irmão, Fidel, e o Movimento 26 de Julho. Ele organizou uma das redes de provisões que abasteciam a II Frente Oriental dos rebeldes.
Após o triunfo da revolução, desempenhou diversas atividades no setor agropecuário - na lavoura de cana-de-açúcar e na criação de gado - e foi diretor do Plano Especial Genético de Valle de Picadura e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.
Segundo as informações oficiais, o irmão de Fidel e Raúl recebeu do governo cubano "diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba".
Ele era o mais velho dos filhos do casal Ángel Castro, espanhol, e Lina Ruz, cubana - pais também de Angelita (falecida em 2012), Fidel, Juanita, Emma, Raúl e Agostiniana.
Foto de arquivo mostra o então chefe do Partido Social francês,  François Mitterrand (Centro), eleito em 1981 como primeiro presidente socialista da França, o líder cubano Fidel Castro (esquerda) e seu irmão mais velho, Ramon Castro, em Havana em dezembro (Foto: AFP Photo)Foto de arquivo mostra o então chefe do Partido Social francês, François Mitterrand (Centro), eleito em 1981 como primeiro presidente socialista da França, o líder cubano Fidel Castro (esquerda) e seu irmão mais velho, Ramon Castro, em Havana em dezembro (Foto: AFP Photo)
FOnte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário