quinta-feira, 24 de março de 2016

Adeus Phife Dawg, rapper do "A Tribe Called Quest".


Causa não foi divulgada; ele havia passado por transplante de rim em 2008.
Grupo foi pioneiro do hip hop alternativo dos anos 90 ao juntar rap e jazz.

Do G1, em São Paulo
O rapper Malik 'Phife Dawg' Taylor, do grupo 'A Tribe Called Quest', em foto de abril de 2011 (Foto: Jemal Countess/Getty Images/AFP)O rapper Malik 'Phife Dawg' Taylor, do grupo A Tribe Called Quest, em foto de abril de 2011 (Foto: Jemal Countess/Getty Images/AFP)
O rapper americano Phife Dawg, integrante do cultuado grupo A Tribe Called Quest, pioneiro do hip hop alternativo, morreu nesta terça-feira (22) aos 45 anos, informa a revista "Rolling Stone". De acordo com a família, ele morreu devido a complicações de diabetes tipo 1.
Dawg, cujo nome de nascimento era Malik Taylor, havia passado por um transplante de rim em 2008 devido à mesma doença. Nos últimos tempos, vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos tempos.

No documentário "Beats, rhymes & life: The travels of a Tribe Called Quest" (2011), que retrata a trajetória do grupo, Phife Dawg falou sobre seu problema de saúde. "É realmente uma doença", comentou. "Assim como as drogas normais. Eu sou viciado em açúcar."
O MC participou de todos os cinco discos de estúdio lançados pelo A Tribe Called Quest: "People's instinctive travels and the paths of rhythm" (1990), "The low end theory" (1991), "Midnight marauders" (1993), "Beats, rhymes and life" (1996) e "The love movement" (1998).
Trajetória
Malik Taylor nasceu em 20 de novembro de 1970, no Queens, em Nova York. Na mesma região, quando tinha apenas dois anos de idade, conheceu o futuro produtor e MC Q-Tip, com quem formaria o A Tribe Called Quest ainda na década de 1980.

Os outros membros da formação clássica do grupo eram o DJ e produtor Ali Shaheed Muhammad e o rapper Jarobi White, que se desligou em 1991 e não aparece naquele que é considerado o trabalho mais influente do A Tribe Called Quest, o álbum "The low end theory".
Com músicas como "Buggin' out", "Check the rhime" e "Scenario", o disco marcou época pela mistura de de hip hop e jazz.
Após o lançamento do CD "The love movement", os integrantes do A Tribe Called decidiram se separar.
A partir de 2004, reuniram-se esporadicamente para apresentações ao vivo. Em novembro de 2015, tocaram no talk-show apresentado por Jimmy Fallon, quando celebrar os 25 anos do álbum de estreia, que ganhou reedição comemorativa. 
Ao lado dos grupos Jungle Brothers e De La Soul, o A Tribe Called Quest formou o coletivo Native Tongues, considerado um dos mais importantes da história do hip hop.

Fonte: http://g1.globo.com/musica/noticia/2016/03/phife-dawg-rapper-do-tribe-called-quest-morre-aos-45-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário