segunda-feira, 8 de junho de 2015

Adeus Cride, Euclides Gomes, inspiração para Golias e Titãs


Euclides Gomes dos Santos lutava contra a leucemia há cerca de um ano.
Velório está marcado para as 20h e enterro acontece nesta segunda-feira.

Stefhanie PiovezanDo G1 São Carlos e Araraquara
Cride com a banda Titãs após show dos músicos no aniversário de São Carlos (Foto: Fabio Mauricio)Cride com a banda Titãs após show dos músicos em São Carlos (Foto: Fabio Mauricio)
Morreu neste domingo (7), aos 88 anos, Euclides Gomes dos Santos, o Cride, amigo de infância do humorista Ronald Golias, inspiração para o bordão mais famoso do comediante e refrão da música "Televisão" do grupo Titãs.
Neto de Euclides, Victor Baldan contou ao G1 que o avô morreu em São Carlos (SP) da forma como queria, sereno e em paz, após um ano de tratamento médico. "Há cerca de um ano ele descobriu que tinha leucemia e, junto a isso, tinha um problema de circulação que se agravou muito. Para tratar a circulação, ele interrompeu os cuidados com a leucemia, que ficou muito agressiva. Ele foi perdendo a lucidez e deu entrada na UTI na quinta-feira (4). Hoje, por volta das 15h, teve uma parada cardiorrespiratória".
Apesar de abalado, Baldan explicou que a família teve tempo de se despedir e que vai guardar belas lembranças. "Ele nasceu pobre e nunca teve vergonha disso. Tinha  mansidão e uma humildade muito grande, estava sempre com um sorriso no rosto", lembrou o neto, que graças ao avô aprendeu a fazer a barba, a ser são-paulino, a gostar de Chaves e de arquitetura. "Foi um descanso. Ele está em um lugar melhor".

"Minha mãe gritava meu nome, mandando eu voltar para casa. Acho que foi por isso que o Golias, que naquela época era conhecido como Zinho, criou a frase. Desde criança ele sempre foi muito sarrista, começou a falar assim para imitar minha falecida mãe", relatou Euclides em uma entrevista à jornalista Ana Paula Santos na edição de abril de 2014 da Revista Kappa.
História

Euclides nasceu em Araras e se mudou para São Carlos ainda menino. Vizinho de Ronald Golias, ia com ele recolher latinhas e estrume de cavalo na frente da estação para juntar dinheiro e comprar doces.
Falo sempre
de você"
Golias para Cride
Quando ficou sabendo que Golias, já na Capital, havia transformado a expressão em bordão, Euclides ficou feliz. "Ele achava que era para ele e uma vez, quando encontrou o Golias, ele disse 'falo sempre de você'".
Cride também ganhou a boca dos brasileiros com a música "Televisão" dos Titãs, os quais conheceu em 2014, durante um show em São Carlos. "Ele achou muito bacana. Não esperava o encontro e dar entrevistas", contou o neto.
Despedida
O velório de Euclides terá início às 20h deste domingo e o enterro está previsto para as 11h15 de segunda-feira (8). Ambos serão realizados no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/06/cride-inspiracao-para-golias-e-titas-morre-em-sao-carlos-sp-aos-88-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário