O Defensor de investigação sobre o caso Riocentro, Júlio Bierrenbach morreu nesta quinta-feira no RioRIO - Aos 95 anos de idade, o ministro aposentado do Superior Tribunal Militar (STM) Júlio de Sá Bierrenbach morreu em casa nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Bierrenbach lutou pelo não arquivamento do caso do atentado do Riocentro, um dos mais emblemáticos da ditadura militar.
Em abril de 2014, o almirante prestou depoimento à Comissão Nacional da Verdade. O ministro sustentou que a investigação sobre o atentado ocorrido em 30 de abril de 1981 foi abafada para inocentar altos oficiais vinculados ao crime. A bomba que explodiu no estacionamento do Riocentro, durante um show em homenagem ao Dia do Trabalho, matou o sargento Guilherme do Rosário e feriu o capitão Wilson Machado, ambos agentes do Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército (DOI-I).
Nascido em Sorocaba e autor do "Riocentro: quais os responsáveis pela impunidade?", Bierrenbach foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel para o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar em 1977 e, desde a posse, defendeu que as inquirições deveriam ser conduzidas com inteligência e não com violência.
FOnte: https://br.noticias.yahoo.com/morre-j%C3%BAlio-s%C3%A1-bierrenbach-almirante-lutou-investiga%C3%A7%C3%A3o-caso-154549810.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário